Nesta primeira semana de fevereiro as agendas junto ao poder Legislativo foram iniciadas e o setor político da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) acompanhou o primeiro almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A agenda contou com a presença do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária (MAPA), Neri Geller para tratar de crédito para o setor.

Geller falou sobre a quebras de safra e as dificuldades econômicas de diversas cadeias. O Secretário destacou a perda de renda dos produtores com a queda dos preços e trabalhará por medidas de preço mínimo, crédito, prêmios de escoamento, estoque público, e demais ferramentas para auxiliar o produtor.

Ainda na pauta do Almoço, o presidente da FPA, deputado Pedro Lupion trouxe a importância de acompanhar a ratificação do Acordo de Cooperação do Mercosul com a União Europeia quando estiver no parlamento. Reforçou que a Bancada trabalhará também, com bastante empenho, nas leis complementares sobre o Código Florestal e demais leis ambientais que envolvem o agro.

Temas técnicos da suinocultura em debate no IPA
Na última semana do mês de janeiro, a equipe política da ABCS também esteve presente nas oficinas temáticas do Instituto Pensar Agro (IPA). A ocasião reuniu especialistas e representantes de diversas entidades para a construção de pautas de trabalhos do IPA para o ano legislativo, assuntos que abrangem o agro no todo.

“Ser uma entidade do IPA é essencial para construirmos melhorias para a suinocultura, pois o IPA é a forma de dialogarmos com o legislativo e com o executivo usando dados e informações técnicas”, afirma o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

A gerente de relações governamentais da entidade, Ana Paula Cenci participou das agendas no IPA e explica que a ABCS levou os temas de interesse do setor com os argumentos técnicos. “Nos debates apresentei as pautas prioritárias da cadeia suinícola com intuito de registrar as demandas da ABCS nas pautas políticas de 2024, e o que a entidade espera de apoio do IPA e da Bancada Ruralista”, disse Cenci.

Durante os encontros, a ABCS destacou a importância do setor suinícola para o cenário do agro brasileiro, além de reforçar no debate de defesa sanitária a necessidade de destinação de recurso via emenda parlamentar para Peste Suína Clássica no Nordeste. Já na parte de política agrícola o foco da ABCS é atuar para que seja anunciado no Plano Safra 24/25 o aumento de recurso por CPF nas linhas do INOVAGRO e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (PRONAMP).

Ainda nos debate do IPA foi tratado sobre o novo texto da Reforma Tributária. Ana Paula Cenci explica que as discussões sobre o tema ainda estão sendo sobre a Lei Complementar e que nesse momento as entidades do agro estão estudando a melhor forma de influenciar os Grupo Técnicos do governo e do Congresso que vão tratar o tema. “A suinocultura e o Agro precisam estar no debate sobre a reforma de forma embasada, para isso estamos fazendo o nosso dever de casa e estudando as melhores formas de debater melhorias para o setor via Lei Complementar”.

Foram dois dias de debate em formato online e presencial na sede da Bancada Ruralista em Brasília.

Fonte: ABCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *