Apesar dos desafios da atual onda de casos por COVID-19 na China, as previsões de importação de carne bovina e suína pelo gigante asiático em 2023 são revisadas para cima e agora têm previsão de alta em comparação ao ano anterior. No entanto, frango as importações de carne estão previstas marginalmente mais baixas

As informações estão no relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) sobre mercados e comércio global de proteínas suinícola, bovina e de aves. As revisões para cima das previsões de importação de carne vermelha pela China são parcialmente motivadas pelas estimativas maiores para 2022, pois os embarques do quarto trimestre foram mais fortes do que o esperado.

 Para 2023, segundo o USDA, se projeta uma recuperação econômica, bem como a retomada antecipada dos atendimentos das redes hoteleiras, restaurante e institucional, que apoiam a expansão do consumo e das importações de carne vermelha. Apesar de uma revisão positiva para a produção de carne suína da China em 2023 a partir da previsão de outubro, a oferta doméstica está praticamente inalterada em relação ao ano passado e é improvável que atendam totalmente ao consumo em recuperação, informa o USDA. 

As importações de carne bovina devem crescer em 2023, mas o ritmo dos embarques vai desacelerar, pois os importadores têm produtos nos estoques que precisam entrar no mercado antes de investir em compras adicionais. As importações de carne de frango da China são revisadas para níveis pré pandêmicos. Os preços mais baixos da carne suína devem reduzir a demanda do consumidor por carne de frango. A expectativa de produção global de carne bovina para 2023, conforma relatório do USDA, está praticamente inalterada em relação à previsão de outubro em 59,2 milhões de toneladas. 

Os preços globais da carcaça bovina esfriaram na entrada de 2023 – exceto para os Estados Unidos. No entanto, os preços das carcaças entre principais exportadores ainda são relativamente altos quando em comparação com os níveis pré-pandêmicos, sugerindo suprimentos limitados e demanda firme dos principais mercados. As exportações globais de carne bovina para 2023 estão praticamente inalteradas em 12,2 milhões toneladas.

 O USDA ainda prevê que a Austrália e o Brasil ganhem participação de mercado devido à menor oferta exportável nos Estados Unidos, Uruguai e Argentina. As importações dos EUA também aumentam com a queda na produção de carne bovina. A produção global de carne suína para 2023 é revisada em 3% a mais em relação à previsão de outubro para 114,0 milhões toneladas em função da elevação da produção na China. As previsões de produção permanecem praticamente inalteradas para outros países. As exportações globais de carne suína para 2023 estão previstas para serem 2% maiores do que a previsão de outubro, chegando a 10,7 milhões de toneladas, já que as exportações da União Europeia, do Brasil e dos Estados Unidos aumentaram devido à demanda mais forte do que o previsto dos principais mercados da Ásia. Prevê-se que as importações das Filipinas sejam mais altas, já que as tarifas de importação reduzidas de carne suína estão estendidas até 2023. 

O USDA estima que a produção global de carne de frango para 2023 está praticamente inalterada em relação à previsão divulgada em outubro passado, avaliada em 102,9 milhões de toneladas, uma vez que as revisões para cima no Reino Unido, Tailândia e México compensaram uma queda para o Brasil. As exportações globais de carne de frango para 2023 são revisadas 1% abaixo da previsão de outubro para 14,0 milhões de toneladas. A demanda mais fraca da China, União Europeia, África do Sul e Reino Unido afetará principalmente o Brasil, o principal exportador mundial.

USDA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *