A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), esteve presente na PorkExpo Latam 2023, uma das mais tradicionais feiras da suinocultura,  que reuniu  criadores, pesquisadores, executivos, professores, açougueiros, chefes de cozinha e estudantes de mais de 20 países, entre os dias 7, 8 e 9 de novembro em  Foz do Iguaçu (PR). A ABCS participou com o “Seminário Fábrica de Ração Atualizações sobre a Nova Portaria N°798 de 10 de maio de 2023”, que regulamenta a produção de ração medicamentosa, ministrado pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, o consultor da ABCS, Stefan Rohr e o Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Miguel Soriani.

Para um público de mais de 100 pessoas, os especialistas desmitificaram a nova portaria, trouxeram informações sobre sua implementação, mostraram as oportunidades que a legislação trouxe para os produtores, e debateram também a antibioticoterapia na suinocultura, abordando seu uso eficaz e racional. O objetivo foi esclarecer e colocar em prática as alterações da normativa, qualificar os produtores e profissionais sobre a aplicação das boas práticas na elaboração da ração, garantindo a qualidade do alimento fornecido aos animais, fomentar o atendimento às crescentes exigências do MAPA e do mercado, e também alertar sobre o prazo para cadastramento, que vai até o dia 28 de novembro.

A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, explica que esse tema não é apenas um desafio da produção de suínos brasileira, mas representa um desafio para todas as cadeias produtivas ao redor do mundo. A analista de assuntos regulatórios, Natália Teixeira, participou da palestra e parabenizou a iniciativa. “A ABCS está de parabéns por trazer um assunto tão importante e tão em alta principalmente para as fábricas e produtores rurais, e também por trazer um fiscal do MAPA para esclarecer as nossas dúvidas”, conclui.

Pork Butchers Challenge

Realizado pela primeira vez, o Pork Butchers Challenge é uma disputa internacional entre açougueiros especializados na proteína suína. A competição aconteceu na última terça-feira (7), através de uma parceria entre a PorkExpo, a ABCS e o The Real Butcher, e contou com a participação do consultor de cortes da ABCS, Marcos Bisinella, em sua banca julgadora, que elegeu os açougueiros Joe Baquera e Leandro Reis como vencedores em primeiro e segundo lugar respectivamente. “Analisamos a rapidez, higiene e apresentação de novos cortes. Foi muito competitivo, trouxe muita coisa nova e o público ficou bastante empolgado. É muito importante participar desses eventos para mostrar a versatilidade e a nova roupagem da carne suína na gastronomia”, explicou o consultor.

Fonte: ABCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *