O preço do suíno vivo na China caiu quase 7% na segunda-feira em relação a uma semana atrás, a maior queda semanal deste ano, já que novos surtos de doenças levaram as granjas a enviar mais porcos para o abate em um mercado já com excesso de oferta, disseram analistas

Os preços no principal mercado de carne suína do mundo atingiram 14,06 iuanes (1,92 dólar) por quilo, de acordo com dados da Shanghai JC Intelligence Co Ltd, o menor valor desde o final de junho. “Por um lado, isso se deve à concentração de vendas em algumas áreas devido ao impacto das doenças suínas”, disseram analistas da Huachuang Securities em uma nota no domingo.

 Os criadores geralmente enviam os porcos para o abate antes que o plantel seja infectado pela disseminação de doenças, deprimindo os preços. Surtos de peste suína africana (PSA), que pode ser fatal em suínos, mas não infecta pessoas, devastaram o rebanho de suínos da China em 2018 e 2019 e se tornaram endêmicos, geralmente com picos nos meses de inverno. 

Normalmente, as fazendas não relatam surtos da doença, mas dois participantes do setor disseram ter ouvido falar de um aumento nos casos. Outro analista disse que a doença se tornou grave recentemente. O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os produtores de suínos chineses quase não obtiveram lucro este ano, com a oferta significativamente maior do que há um ano, mesmo com a demanda permanecendo morna. 

A China tinha 42,4 milhões de porcas no final de setembro, 3,4% a mais do que o “nível normal”, disse uma autoridade agrícola no início deste mês, e a eficiência da produção de porcas também está melhorando, aumentando a oferta. Após uma breve recuperação em agosto, os preços dos suínos começaram a cair novamente no final de setembro, apesar do início do que normalmente é o período de pico de consumo durante o inverno.

REUTERS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *