No último dia 19 (terça-feira), a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) participou do Encontro das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  O evento debateu e possibilitou a troca de experiências entre produtores integrados de suínos e aves de diversos estados. Além dos suinocultores e avicultores a iniciativa contou com a presença de técnicos e representantes de Cadecs de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, que relataram a atuação das comissões em seus estados.

Vale lembrar que as Cadecs foram criadas pela Lei da Integração (13.288/2016), na qual a ABCS foi uma das protagonistas em prol da normativa.  Dessa forma, as comissões tem como foco mediar a relação entre produtores e indústria que fazem parte do regime de integração vertical, no qual eles firmam parcerias para produção e comercialização de produtos, sendo um sistema bastante utilizado nas cadeias de aves e suínos.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o evento é uma oportunidade de discutir melhorias para as Cadecs. “É fundamental o alinhamento das informações entre os representantes das comissões, buscando sempre a sustentabilidade do negócio, e é por isso que a atuação da CNA em realizar o evento foi importante, pois ainda é necessário melhorar o sistema de integração para os produtores de suínos e aves”, explicou.

Na abertura, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, apresentou a estrutura do Sistema CNA e a atuação da entidade na defesa dos produtores rurais brasileiros. Já o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, ressaltou que o debate propõe melhorias em conformidade com a Lei de Integração.

Manual de Boas Práticas para o funcionamento de Cadecs

Ainda na programação do encontro, o consultor técnico do Departamento de Integração da ABCS e da Comissão de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado, destacou a importância do Manual de Boas Práticas das Cadecs como ferramenta para orientar os produtores nas negociações dentro do regime de integração. O manual foi elaborado em 2021, publicado pelo Fórum Nacional de Integração (Foniagro ) e está disponível no site da ABCS.

Cadec Brasil

Para auxiliar os produtores integrados, o Sistema CNA/Senar criou o programa Cadec Brasil, em 2019.  Com o objetivo tentar equilibrar as forças nas negociações, levando informações aos produtores integrados para uma distribuição justa. O programa oferece consultoria jurídica gratuita, além de capacitações presenciais e a distância com foco na Lei da Integração e nas Cadecs. No formato a distância o curso está disponível no link: https://ead.senar.org.br/cursos/cadec.

Atuação do Departamento de Integração da ABCS

Complementando o trabalho desenvolvido pela CNA junto aos integrados, a ABCS tem o Departamento de Integração com o foco em atender apenas os suinocultores integrados. De forma personalizada, junto aos representantes de Cadecs e demais suinocultores da região, a ABCS auxilia os produtores nas negociações com as integradoras. O departamento conta com a consultoria do médico veterinário Iuri Machado, que também é consultor de mercado da entidade e tem ampla experiência na relação negocial com as agroindústrias.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que atualmente a Associação, por meio do Departamento de Integração, está desenvolvendo um trabalho estratégico junto aos produtores da região Sul.  “A ABCS representa os suinocultores, inclusive os integrados. Por isso temos um trabalho diferenciado, com intuito de atender a toda cadeia.”

Para o consultor do Departamento, Iuri Machado, que esteve presente no encontro, a atuação de ambas entidades são complementares. “A ABCS e a Comissão de Aves e Suínos da CNA tem pautas em comum, trabalham de forma sinérgica, especificamente na atuação em prol do integrados.” Machado complementou dizendo que a ABCS tem uma capilaridade que pode contribuir bastante para trazer melhorias aos produtores de suínos integrados. “Atuações complementares, mas que geram benefícios diretos aos produtores”, finalizou.

FONTE: ABCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *