INGREDIENTES

4 bistecas de porco (cerca de 600 g)

2 colheres (chá) de sementes de erva-doce

2 colheres (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de água

raspas de 1 limão-siciliano

2 colheres (sopa) de caldo de limão-siciliano

1 colher (sopa) de manteiga gelada

1 colher (sopa) de azeite

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

No pilão, bata bem as sementes de erva-doce até virar pó. Tempere as bistecas com a erva-doce batida, ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto — esfregue bem com as mãos para envolver a carne com os temperos. Deixe as bistecas em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes — assim elas perdem o gelo e absorvem melhor os sabores.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com ½ colher (sopa) de azeite, coloque 2 bistecas, uma ao lado da outra, e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita o processo com o restante, regando a frigideira com mais azeite.

Mantenha a frigideira em fogo médio, adicione o açúcar e mexa até derreter — é jogo rápido mesmo, com cuidado para o açúcar não queimar e amargar o preparo. Regue com a água e o caldo de limão e raspe bem o fundo da frigideira com uma espátula, para dissolver os queimadinhos — eles dão mais sabor do molho. Tempere com uma pitada de sal e de pimenta e deixe o caldo cozinhar por 2 minutos.

Desligue o fogo (sim, desligue!), junte a manteiga gelada e faça movimentos circulares com a panela — assim a manteiga emulsifica e engrossa o molho.

Transfira o molho para uma molheira, passando pela peneira, e misture metade das raspas de limão. Sirva as bistecas com o molho, polvilhe com o restante das raspas de limão e folhas de coentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *