A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) continua em busca de parcerias com municípios goianos para levar projetos e ações que incentivem o consumo da carne suína. Nesta segunda-feira (18), representantes da associação estiveram em Varjão, em reunião com a secretária de Educação e Cultura, Jane Fernandes Santos e Silva.

Assim como em outras cidades, a AGS propõe aumentar o uso da carne na merenda escolar e conscientizar o consumo da proteína entre merendeiras, estudantes e seus familiares. Por falta de informações, muitas vezes, ainda há preconceito com a carne de porco, que hoje é uma das mais saudáveis e saborosas, e indicadas por nutricionistas.

A carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo e a terceira no Brasil, ficando atrás da carne de frango e da carne bovina. Com mais de 188 mil toneladas de carne ao ano, Goiás é o oitavo maior produtor da proteína e a categoria emprega mais de 50 mil pessoas de forma direta ou indireta. “Atualmente, os suinocultores passam por grave crise, já que os insumos usados na criação dos animais não param de subir, enquanto os preços de comercialização seguem estáveis ou diminuem, provocando prejuízos. Dessa forma, a AGS busca parcerias com as prefeituras para tentar amenizar a situação dos suinocultores goianos”, diz a secretária-executiva da AGS, Crenilda Neves.

Jane informou que aprovou os projetos da AGS e adiantou que deve colocá-los em prática. A Associação, por sua vez, oferece oficinas, treinamento e workshops com nutricionista e chef de cozinha para os merendeiros, a fim de ensinar novos cortes e o melhor aproveitamento da carne suína, considerada uma carne barata e mais acessível ao consumidor em geral.

Além da secretária, também participou da reunião a nutricionista da prefeitura, Bruna Ketle Dias Correia, e a criadora de suínos na região, Marta Regina Siqueira Macedo, que também é professora na rede municipal de ensino de Varjão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *