Duas solicitações da AGS foram aprovadas nesta quinta-feira, 30, pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CD/CDE), com o apoio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Os pedidos foram direcionados à Faeg, que participa da Câmara e atendeu prontamente.

Um dos benefícios aprovados se refere a destinação de recursos, de acordo com a disponibilidade do FCO, especificamente para as adequações que os suinocultores de Goiás terão que realizar, atendendo a Instrução Normativa – IN 131 do Ministério da Agricultura, que instituiu parâmetros de bem estar animal.

“De acordo com essa IN, todas as granjas que necessitarem de ampliação ou expansão, terão de realizar essas adequações até o fim de 2025. Devido ao intermédio da Faeg, o CDE/FCO aprovou a destinação de recursos para o atendimento do pleito, anualmente de 2022 à 2025, de acordo com a disponibilidade de recursos e de acordo com cronograma de atendimento”, explica Edson Novaes, diretor executivo do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

A segunda solicitação aprovada diz respeito à correção dos valores de referência para retenção de matrizes suínas com amparo da linha para essa finalidade. Benefício semelhante já aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso – CODEM.

“Tal medida se faz necessária, para amenizar a situação de crise por que vem passando o suinocultor do Estado de Goiás, face à alta dos custos de produção, que em muitos casos tem inviabilizado a atividade. Nesse sentido, tal correção objetiva disponibilizar os recursos necessários para que o produtor possa arcar com esse aumento dos custos de produção”, reforça Edson.

Além de outros assuntos deliberados na reunião, foram aprovadas um total de 69 cartas consultas do setor rural, com investimentos no valor total de mais de R$ 69 milhões, gerando e/ou mantendo 161 empregos diretos.

Com Faeg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *