Com o preço da carne em alta nos açougues, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) doou, em junho, 1.763 kg de carne suína para mais de 500 famílias carentes de Goiânia e Aparecida de Goiânia, na região metropolitana. A proteína foi adquirida por produtores, frigoríficos e empresas do setor no Estado, e a ação solidária teve apoio da Fundepec-GO (Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás).

Devido à pandemia, várias famílias sofrem alguma insegurança alimentar, já que a cesta básica está cada vez mais cara e a carne com o preço nas alturas, principalmente a bovina. “Por isso, a AGS decidiu doar carne suína e garantir, pelo menos um pouco, que crianças e adolescentes possam continuar consumindo carne”, explicou a secretária executiva da AGS, Crenilda Neves.

A primeira entrega ocorreu na Escola Municipal Jardim Bela Vista, no bairro do mesmo nome, em Aparecida de Goiânia. Na última sexta-feira, 25, 600 kg de carne de porco foram para 200 estudantes da unidade. Cada aluno levou 3 kg de pernil desossado congelado para completar a alimentação em casa.

Na segunda-feira, dia 28, a doação de 243 kg ocorreu para 81 alunos da Escola Municipal GO-04, no Sítios Recreio Bandeirante, na capital. “Nossa comunidade é carente, os pais das crianças são autônomas, retiram seu sustento da região da 44, faccionistas e até chacareiros. Então as doações vão contribuir, e muito, a alimentação das nossas crianças”, relatou a diretora da unidade, Carla de Paula Mota.

A terceira entrega de carne de porco ocorreu na terça-feira, dia 29. Foram 480 kg doados na Escola Municipal de Tempo Integral Jardim das Aroeiras, também em Goiânia, para 160 estudantes de baixa renda.

“Fiquei contente quando soube da doação. Diante da situação que estamos passando, algo assim [a carne] será de muita ajuda”, definiu a autônoma Vanessa Soares da Costa, mãe de uma aluna beneficiada.

Creche

Mais 240 kg da carne suína foram entregues para 80 famílias com crianças na Creche Espírita Luz do Caminho, no Setor Finsocial, na capital, na manhã de quarta-feira, 30.

Segundo o auxiliar de almoxarifado e pai de aluno da instituição, Luís Cesar dos Santos, a doação da AGS veio em boa hora. “É uma ação muito boa, ajuda bastante. A gente fica agradecido pela compreensão”, disse. A diretora da creche, Divina Lúcia dos Santos, agradeceu a associação. “Agradeço todos os criadores de suínos de Goiás por essa bela ação, que veio a favorecer as famílias carentes do Finsocial”.

Mais duas instituições serão beneficiadas com 100 kg de carne suína cada nos próximos dias, totalizando 1.763 kg da proteína doadas pela AGS. Tratam-se da Associação Tio Cleobaldo, uma das mais tradicionais instituições de caridade de Goiânia, que doam cerca de 10 mil refeições por mês, e do Asilo Solar Apóstolo Tomé, que atende 42 idosos.

Outro objetivo da AGS com a ação é colocar a carne de porco nas casas das pessoas. “Nosso consumo per capita, em média, está em 16kg por ano. É muito pouco. E temos espaço para crescer e mostrar que a carne suína é saudável, com vários nutrientes e mais barato do que outras carnes”, define Crenilda Neves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *