O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) se reuniu na última terça-feira (14) com a iniciativa privada para apresentar os resultados do Plano Piloto de Vacinação contra Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas. A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) esteve presente na agenda, que contou com a presença de diversas entidades do setor.
A realização do programa ocorreu por conta de uma parceria público privada que teve seu início no segundo semestre de 2021 e foi finalizada no primeiro semestre de 2022. Como forma de resumir toda a iniciativa, a ABCS produziu um vídeo institucional que apresenta os resultados alcançados com o Projeto Piloto em Alagoas. Veja!
A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, reforçou a importância de todos divulgarem e compartilharem o material para mobilizar toda a cadeia suinícola. “Os resultados apresentados só foram possíveis pela a união e esforços de todos (associações, fundos de defesa e demais organizações). Conseguimos tornar uma realidade o plano piloto para erradicar a PSC em Alagoas, visando a continuidade dessa importante política pública para estruturação da suinocultura nacional.”
Na oportunidade o diretor do DSA, Geraldo Moraes deu as boas vindas aos participantes e trouxe a necessidade de juntos, iniciativa privada e MAPA, darem continuidade ao Plano Estratégico Brasil livre de Peste Suína Clássica, pois Alagoas foi apenas o projeto piloto. “Em Alagoas tivemos a oportunidade de testar a melhor forma para executar a campanha de vacinação, e o trabalho ainda não acabou. Temos que manter essa união de esforços da parceria público-privada para propagar a campanha nos demais estados na ZnL.”
Com intuito de apresentar os resultados gerados em Alagoas, o Chefe da Divisão de Sanidade dos Suídeos do DSA, Guilherme Takeda explicou que em 2021 a campanha contou com 7211 estabelecimentos encontrados, e na segunda etapa (2022) houve redução do número de estabelecimentos encontrados, chegando a 5581, porém com um maior alcance quanto ao número de suínos vacinados no rebanho de Alagoas.
Takeda reforçou ainda que “os resultados do Projeto Piloto demonstram que com engajamento entre o setor público e o privado é possível conduzir o processo de erradicação da PSC, utilizando a vacinação como ferramenta essencial”.
RESULTADOS DA VACINAÇÃO:
Primeira etapa de 09/06/2021 à 09/08/2021 (60 dias)
- 59 vacinadores;
- 7.211 estabelecimentos;
- 119.539 suínos;
- 8 notificações de suspeita de foco de PSC.
- 75% das propriedades possuíam até 17 suínos.
Segunda etapa de 21/03/2022 à 30/04/2022 (40 dias)
- 67 vacinadores;
- 5.581 estabelecimentos;
- 127.191 suínos;
- 2 notificações de suspeita de foco de PSC.
- 75% das propriedades possuíam até 24 suínos.
Fonte: ABCS