O presidente da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Eugênio Arantes, se reuniu nesta quarta-feira (6) com o deputado estadual Thiago Albernaz, na Assembleia Legislativa de Goiás, para debater a grave crise que o produtor de suínos atravessa há alguns meses. O diretor da AGS, Fernando Barros, a secretária-executiva da associação, Crenilda Neves, e a assessora parlamentar Vera Quixabeira, também participaram do encontro.
Eugênio Arantes foi buscar ajuda em demandas urgentes. “Demonstramos nossa preocupação com os atuais custos de produção elevados, especialmente motivados pela alta dos grãos para ração e baixos preços recebidos pelo suíno do produtor independente, além da perda de competitividade com outros estados”, esclarece Eugênio Arantes.
Atualmente, Goiás é responsável por produzir 188.876,3 t/anual da carne, proveniente do abate de 1.962.963 cabeças ao ano, sendo o 8º maior produtor de carne suína do país. A atividade emprega cerca de 50 mil goianos de forma direta e indireta.
Entre os pedidos feitos ao deputado está a intermediação de conversas com a Secretaria de Estado de Economia. A AGS pede isonomia para as operações de saída interestadual de suínos vivos para outros estados; a redução, por tempo determinado, do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as saídas internas de carne suína aos frigoríficos goianos, desde que adquiram suínos dos suinocultores do estado.
Um dos maiores exemplos vem de Mato Grosso, estado que produz a matéria-prima mais barata do Brasil e ainda concede o percentual de 50% de crédito outorgado para as operações próprias de saída interestadual de suínos para abate, realizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (PRODER), cujo imposto destacado é de 12%. Por causa disso, os criadores matogrossenses chegam a comercializar com Goiás uma média de 5 mil cabeças por mês.
O deputado também foi sondado para ajudar na inclusão da carne suína no cardápio dos estudantes da rede estadual de ensino, além de outras instituições públicas, como hospitais.
Thiago Albernaz considerou pertinente as solicitações e prometeu dar atenção especial aos produtores de suíno. Ele também disse que vai solicitar reuniões como a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a Federação Goiana dos Municípios (FGM), e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para demandas envolvendo escolas e instituições.