Uma reunião na tarde desta segunda-feira, 13, criou em Goiás o Comitê Estadual de Sanidade de Suídeos (COESS) e elegeu diretoria. O médico veterinário Edson Ryuiti Katayama, representante da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), ficou com a vice-presidência.
A nova diretoria será presidida pela médica veterinária e gerente de sanidade animal da Agrodefesa-GO, Denise Caroline Toledo. A médica veterinária e representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Juliana Moraes, foi conduzida à secretária do Comitê.
Outro comitê estava em operação desde 1995 e foi desativado ano passado. O novo grupo, criado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), conta com 13 entidades. Além da própria Agrodefesa e AGS, faz parte do Comitê o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Abraves-GO, Agigo, Aginterp, CRMV-GO, Emater-GO, EVZ/UFG, Faeg/Senar, Fundepec, OCB e Seapa.
Entre as finalidades do grupo está propor medidas e ações direcionadas a proteção e melhoria da sanidade suína em Goiás.
PSA
Com o registro da Peste Suína Africana (PSA) na América e medidas de prevenção sendo tomadas no Brasil, o novo Comitê já marcou a primeira reunião para discutir o assunto, na próxima segunda-feira, dia 20. Novas medidas a nível estadual podem ser tomadas.
Portaria que cria o COESS-GO