A campanha de promoção à carne suína “Carne de porco: bom de preço, bom de prato” foi desenvolvida e entregue pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e compartilhada com todas as associações afiliadas, empresas do setor e frigoríficos contribuintes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), no início do mês de abril com mais de 30 peças que incluíam vídeos, um jingle, posts para as redes sociais e materiais para PDV com foco em preço e sabor. A campanha veio para conversar com os consumidores das classes C e D, aproveitando de forma estratégica o momento de alta nos preços das proteínas de origem animal, para consolidar a carne suína como a melhor opção para quem quer priorizar o custo-benefício. Além disso, a campanha traz uma linguagem diferente, utilizando a palavra carne de porco que é muito mais popular entre os consumidores, sempre associada a carne suína, promovendo assim a educação que a ABCS e o Sistema tanto prezam. Também pela primeira vez a campanha foi pensada para atender os pequenos e médios varejistas, e graças ao empenho de frigoríficos e associações estaduais e regionais, está chegando a todo o Brasil!
Campanha chega em pontos de venda em Goiás, Minas Gerais e no Paraná
No estado de Goiás, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) trabalhou durante os meses de abril e maio para fechar importantes parcerias com a União Distribuidora de Carne Suína, que garante que supermercados e açougues de Anápolis exibam faixas, cartazes e banners da campanha. Além disso, a AGS firmou parceria também com a Frigosuino e com os supermercados Raio de Sol, Servilar, Ideal e a Rede Mega que atuam nos municípios de Trindade, Aparecida e Goiânia. Jairton Brito dos Santos, gerente dos açougues da Rede Mega, já comenta resultados satisfatórios. “A carne suína está saindo bastante, principalmente às segundas-feiras quando fazemos a promoção Segunda Suína. Os clientes já vêm preparados para levar muita carne.”
A gestora da associação, Crenilda Neves comemora. “Trabalhamos para que a carne suína ocupe no mercado interno um espaço maior na cultura e na mesa dos brasileiros. Cartazes e faixas já estão presentes nos estabelecimentos, e postagens já estão sendo feitas nas redes sociais da associação e empresas como incentivo ao consumo. Além disso, estamos confeccionando mais materiais para atender mais redes em Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Goiás Velho e Aparecida.”
A movimentação também ocorreu no interior de Minas Gerais, com peças em PDV e com a veiculação do jingle da campanha na Rádio de Ponte Nova. A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) já começou a distribuição dos kits com os materiais da campanha nos açougues de Ponte Nova, Viçosa, Piedade de Ponte Nova, Urucânia, Rio Casca e Jequeri, região onde há uma expressiva presença de suinocultores e um forte consumo de carne suína. Como iniciativa da Assuvap para incrementar a campanha, cada loja participante recebeu uma churrasqueira elétrica para sortear aos clientes que comprarem carne suína.
A gerente geral da Assuvap, Paula Gomides, explica, “disponibilizamos toda a estrutura de divulgação, desde materiais impressos até o conteúdo digital produzido pela ABCS. Para estimular a participação dos açougues e dos consumidores, a Assuvap disponibilizou uma churrasqueira elétrica, para cada parceiro, que será sorteada ao final da campanha entre todos os clientes que consumirem a proteína. A ação, desenvolvida e organizada pelo setor de marketing da Assuvap, conquistou o coração dos proprietários dos açougues que estão motivados e engajados com a campanha.” Participam da ação os açougues Só Suínos e Casa de Carnes Principal, Dom Porco, Casa de Carnes 3 Irmãos, Açougue 3, Mercado da Carne do Russo e Casa de Carnes Marçal. Pedro Marçal Mendes, proprietário do açougue Casa de Carnes Marçal reforça: “a carne suína é fonte de proteína animal e com sabor diferenciado. Vem como uma excelente alternativa de proteína para ser consumida diante do novo cenário econômico em que se encontra a carne bovina nos últimos anos. Bem sugestiva a campanha, com novos cortes e novas formas de preparar bem aguçado o interesse de nossos clientes. A nossa participação se dá diretamente com o consumidor”.
No Paraná, estado que carrega uma grande tradição na suinocultura e também no consumo de carne suína, a Schoeler Agro conseguiu engajar 10 pontos comerciais em Piraí do Sul que lançaram a campanha aproveitando o dia das mães e fomentando a promoção da carne suína em mais uma data comemorativa. São eles o Mercado Avenida, Mercado Mattos, Mercado Isabely I e II, Mercado Moreira I e II, Fanelli Atacarejo, Super Fanelli e Açougue Rocha.A Schoeler parabenizou a ABCS pela campanha, e explica que “Acompanhamos de perto o público participante, pois a atuação foi diretamente no comércio local. A divulgação ocorreu em mercados e açougues e também divulgamos internamente para nossos colaboradores e parceiros, incentivando-os a realizarem a compra de carne suína nos pontos comerciais participantes da campanha. Aproveitamos o final de semana do Dia Das Mães, para potencializar as vendas dos cortes suínos e das receitas que a campanha oferece.”
Para ficar de olho!
Outros parceiros da ABCS estão com ações previstas para serem executadas até o fim do mês de maio. Nas regiões Centro-oeste de Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília, o frigorífico Saudali vai lançar a campanha no dia 17 de maio ao lado de 25 lojas de pequeno varejo, principalmente açougues. A cooperativa Suinco também está com data marcada para começar a divulgação a partir das próximas semanas de maio em Patos de Minas.
Campanha presente também nas redes sociais
A campanha está sendo veiculada também no feed das redes sociais de diversos parceiros, como os frigoríficos Zuculoto, Cofril, Mosquini, Sabugy, Soft Pig, e as associadas como a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), Associação Sul-Matogrossense De Suinocultores (Asumas), Associação Dos Criadores De Suínos Do Distrito Federal (DFsuin), Associação Dos Suinocultores Do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap), Associação Dos Suinocultores Do Estado De Minas Gerais (Asemg) e Associação Baiana De Suinocultores (ABS), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), além das já citadas anteriormente, com posts interativos e bem-humorados que destacam a carne suína como a melhor opção quando se pesa o preço e o sabor.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, salienta que o papel da ABCS é de criar estratégias que efetivamente atendam as necessidades e anseios dos consumidores em relação a carne suína. “Nosso trabalho é manter o nosso produto como significado e referência de saúde aos consumidores e, assim, abrir espaço às marcas para que ampliem suas vendas.
Fonte: ABCS