Um surto de peste suína africana foi confirmado em leitões transportados ilegalmente através do condado de Funing, na província de Yunnan, no sudoeste da China, informou o Ministério da Fazenda
O caso surge em meio à crescente preocupação de que uma grave onda de doenças nos últimos meses tenha atingido o rebanho de suínos da China, o maior do mundo. Seis dos 36 porcos morreram, disse o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais em um comunicado na noite de terça-feira, enquanto outros seis no caminhão estavam doentes.
Pequim relata poucos surtos de doenças em fazendas chinesas, mas alguns analistas estimam recentemente que cerca de um quinto do rebanho reprodutor no norte da China foi afetado durante o inverno. Os preços médios dos leitões estão agora em 91 yuans (US $ 14) o quilo, 11% a mais que no ano anterior. A peste suína africana é geralmente fatal para os porcos, mas estudos recentes identificaram algumas variantes menos letais que circulam na China. (US $ 1 = 6,4643 yuan renminbi chinês).
REUTERS