A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), participou de uma reunião estratégica com a equipe técnica do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A agenda foi realizada na sede da Pasta, na última segunda-feira (24), e discutiu as prioridades do plano de trabalho referente ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) sobre a Estação Quarentenária de Cananéia (EQC).
Durante o encontro com o coordenador geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal, Bruno de Oliveira Cotta, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destacou a importância do tratado com o Mapa. “O ACT é essencial para o fortalecimento da sanidade e o controle de suínos no país. O trabalho conjunto que estamos desenvolvendo significa muito para o setor, pois a Estação é referência em termos sanitários”.
Associação debateu desafios de mercado com a SCRI e reforçou importância da agenda Conexão Latino-Americana
Ainda na agenda, a ABCS esteve com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, para tratar da abertura de mercados internacionais. Na oportunidade, a diretora de relações governamentais da entidade, Ana Paula Cenci convidou o secretário e a equipe da SCRI para a primeira edição da Conexão Latino-Americana: Fortalecendo Parcerias na Cadeia de Valor da Suinocultura. O evento conta com o apoio da ABEGS e da plataforma 3tres3 e já tem a presença confirmada da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Panamá, Peru, Bolívia, Equador e México.
Cenci reforçou que o evento é relevante para troca de experiência e oportunidades. “O encontro vai reunir os líderes das associações de suinocultura dos países confirmados, além dos presidentes e gestores do Sistema ABCS para debater sanidade animal e biossegurança, mercado, políticas públicas, tecnologia, além de outros temas relevantes para o setor. A presença da SCRI é fundamental, pois reforça todo o trabalho realizado pelo MAPA”, afirmou a diretora de relações governamentais da ABCS.
Fonte: ABCS