A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Defesa Agropecuária de Alagoas (ADEAL) e entidades da iniciativa privada, dá prosseguimento à campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas. Esta será a 3ª etapa da campanha que teve início em 2021 e faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre da Peste Suína Clássica. A vacinação começou na última segunda-feira (28) e tem previsão de ocorrer até 31 de dezembro de 2022. A estimativa é de vacinar cerca de 130 mil suínos no estado alagoano.
A campanha contra a PSC no estado será a cada seis meses e é essencial para quebrar o ciclo da doença e impulsionar o Plano Brasil livre de PSC para os demais estados da Zona não Livre da doença. De acordo com a diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, “por meio da vacinação dos suínos, o Brasil irá acabar com a circulação viral, promover a saúde do rebanho e a sustentação do mercado nacional e internacional. Essa é uma responsabilidade compartilhada entre os líderes da cadeia suinícola, como o Serviço Veterinário Oficial, associações, Fundos de Defesa Sanitária, agroindústrias e demais instituições que representam o setor”.
Destaque na mídia nacional
A 3ª etapa da campanha de vacinação contra PSC está sendo destaque na mídia nacional, sendo veiculada em uma das maiores emissoras de televisão brasileira. O “Bom dia Alagoas”, da afiliada da Rede Globo, deu uma chamada ao vivo com o assessor de Defesa Agropecuária de Alagoas que falou sobre a importância da campanha. Além do canal de televisão, o site do Globo Rural também veiculou a notícia sobre a campanha. Outros veículos especializados do agronegócio deram matérias sobre a ação, como Canal Rural, Notícias Agrícolas e O Presente Rural.
Parceria pela suinocultura
Esta ação só foi possível graças ao apoio e parceria de todos que acreditaram na campanha. Com a 3ª etapa, mais de R$6 milhões foram arrecadados para a vacinação em Alagoas. Apoiam a ação o sistema ABCS — ACSURS, ACRISMAT, ASEMG, AGS, ASUMAS, APS, APCS e ACCS — entidades governamentais e empresas do setor, entre elas as empresas amigas: Zoetis e MSD Saúde Animal. Veja os resultados das duas etapas anteriores: