O planejador estatal da China disse na sexta-feira que comprará outras 40.000 toneladas de carne suína congelada para reservas estatais em sua quarta rodada de estocagem este ano para sustentar os preços
Os preços da carne suína no maior produtor e consumidor do mundo oscilaram em níveis baixos nos últimos meses, depois que a produção aumentou, enquanto as medidas para combater os surtos de COVID prejudicaram a demanda. Pequim já comprou 118.000 toneladas de carne suína em três rodadas anteriores de estocagem, uma pequena parte da produção do país.
A China produziu quase 53 milhões de toneladas de carne suína no ano passado, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. Os suinocultores têm sofrido perdas significativas em suas vendas de suínos desde o início de janeiro, e os atuais bloqueios em todo o país destinados a conter os surtos de COVID estão prejudicando ainda mais a demanda.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse que a compra ocorrerá em um futuro próximo. Ele acrescentou que os preços dos suínos vivos estão baixos há muito tempo e há poucas chances de um declínio ainda mais acentuado.
REUTERS