Nos últimos seis anos, percentual ficou bem acima da média brasileira. A suinocultura está em expansão no Mato Grosso do Sul. Nos últimos seis anos, a produção de carne suína no Estado cresceu 71%, percentual bem acima da média brasileira que teve expansão de 40% no mesmo período.

Atualmente a cadeia é responsável por 16 mil empregos e produção estimada em R$ 16 bilhões. São 74,6 mil matrizes distribuídas em 34 propriedades no Estado, que contam com a vantagem da disponibilidade de grãos de qualidade para a preparação de ração.

A produção vem em evolução constante, com crescimento de 128% em 10 anos e aumento de 131% nos abates no mesmo período. O governo local ainda estimula a atividade importando leitões, incentivando a entrada de novos produtores no setor, para assim aumentar a produção, e ainda dá apoio ao crédito e a industrialização.

A meta é expandir mais, uma vez que hoje, os sul-matogrossenses estão em 6º no ranking nacional de exportações da carne suína. O trabalho é na estruturação da cadeia produtiva desde a produção até o abate e o processamento da carne.

No ano passado o Estado teve alguns bons desempenhos na exportação como o aumento de 400% das compras de Hong Kong. Cingapura desponta como o segundo país que mais consome a carne suína do Estado, com 20% de participação na balança comercial no ano passado.

AGROLINK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *