O contrato futuro de suínos mais ativo da China subiu mais de 4% na segunda-feira (8) e as ações do maior produtor de suínos do país subiram depois que relatórios recentes destacaram surtos de doenças graves no maior rebanho suíno do mundo

Os relatórios alimentaram as preocupações dos investidores sobre a oferta de suínos e as apostas de que os preços vão subir. O contrato futuro de suínos fechou 4,08% mais firme, a 26.900 yuans (US $ 4.166,15) por tonelada, o maior valor desde as negociações da Bolsa de Commodities de Dalian, lançado no mês passado. As ações da Muyuan Foods, maior criadora de suínos do país, subiram 9,3% na segunda-feira, para 116 yuans. Tanto os futuros quanto as ações da empresa começaram a subir na semana passada, em meio a intensas discussões sobre a extensão da doença no rebanho de suínos do país.

A Reuters relatou no mês passado que novas cepas de peste suína africana estavam afetando a produção em fazendas de reprodução na China. A reviravolta é comparável ao início de 2019, quando o mercado começou a entender a gravidade da peste suína, alimentando uma recuperação do mercado de ações, disse Xiao Lin, analista do fundo de investimento Win & Fun Investment de Shenzhen. “Tanto o inverno de 2018 quanto o inverno de 2020 viram reduções relativamente grandes na capacidade. Depois que as pessoas entendem a situação, começam a comprar ações”, disse ela.

Analistas e participantes da indústria também disseram à Reuters neste mês que os surtos de outras doenças estão afetando a produção este ano. O governo até agora não confirmou os relatórios. A Hua’an Futures citou dados da Yongyi Consulting em uma nota no domingo mostrando que os estoques de porcas reprodutoras diminuíram em dezembro de 2020 e janeiro de 2021 em 1,68% e 4,99%, respectivamente, e estavam 37% mais baixos do que antes do surgimento da peste suína.

 Os altos preços dos leitões, que estão perto de 1.600 yuans por um porco de 7 quilos, indicam uma grande perda de leitões, disse Xiong em um relatório na segunda-feira. “A China vai abater 529 milhões de porcos em 2021, um aumento de apenas 0,4% ano a ano, e os preços dos suínos devem permanecer altos”, disse Wang Ying, analista da Hua’an, na segunda-feira. Xiao, a analista de fundos de investimento, revisou sua previsão de preços médios dos suínos este ano para 28 yuans de 25 yuans.

Reuters – Portal Abrafrigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *