Definida a programação do XVIII Congresso Abraves em Goiânia

Definida a programação do XVIII Congresso Abraves em Goiânia

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) marca presença na 18ª edição do Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), promovido pela regional Goiás, com apoio de entidades engajadas na causa da suinocultura, entre elas a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento acontecerá de 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenções, em Goiânia (GO) e contará com duas programações da ABCS: o workshop técnico sobre compartimentação na suinocultura e Instrução Normativa 14 e a ação de marketing com foco em saúde com o preparador físico Marcio Atalla.

Com o tema “A suinocultura brasileira na era da tecnologia e da sustentabilidade”, o congresso é realizado por especialistas do setor e tem como objetivo levar informações técnico-científicas referentes às diversas esferas da suinocultura, a fim de contribuir com o desenvolvimento do setor a nível regional e nacional.

No dia 18 de outubro, a ABCS e a AGS realizam o workshop técnico “Tendências e estratégias para a suinocultura brasileira” e tratará de assuntos importantes para a cadeia: a compartimentação da suinocultura como possibilidade para empresas buscarem novos mercados e a Instrução Normativa 14, que define as exigências para fabricação de rações com medicamentos.

No final da tarde, o educador físico Marcio Atalla e a nutricionista Fabiana Benatti conduzirão a palestra “Bem-estar em movimento”, onde abordarão aspectos nutricionais da carne suína, bem como sua qualidade, segurança e saudabilidade. O evento será aberto ao público externo com entrada gratuita.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, acredita que a instituição tem muito a contribuir com o congresso, uma vez que se trata da maior representante dos produtores de suínos e atua como ponte entre o produtor e os órgãos governamentais trazendo temas de relevância para serem debatidos, a fim de se chegar a soluções que sejam viáveis a todos os elos da cadeia.

“A Abraves é o principal congresso técnico do setor, reconhecido pela qualidade e relevância dos painéis e palestras. Nossa colaboração nesse evento será através da realização de duas palestras sobre temas importantes e de grande impacto no setor, a compartimentação e IN 14, esclarecendo aos produtores os potenciais impactos e benefícios a cadeia. A ABCS articulou a participação do Ministério da Agricultura por entender que o produtor precisa ir além da porteira e buscar informações sobre o ambiente regulatório, que tem forte influência sobre a negócio”, explica.

Lopes também reforça a importância de levar para o evento e para os estudantes e profissionais de nutrição e educação física de Goiânia a ação de marketing que associa o consumo da carne suína em uma alimentação saudável e com práticas de atividade física. “O Atalla é uma referência nacional de bem-estar e um porta-voz da proteína e seus benefícios. O encontro irá apresentar motivos para adicionar a carne suína no cardápio como estratégia para diminuir a monotonia da dieta e potencializar os treinos diários”, explica.

Fernando Barros, presidente da AGS, acredita que é fundamental a participação das instituições no congresso para construir uma suinocultura mais fortalecida tanto técnica como cientificamente. “Não poderíamos ficar de fora de um evento tão importante para nossa cadeia. ABCS e AGS sempre trabalharam juntas em prol da suinocultura, à frente de ações de capacitação e divulgação da nossa proteína animal, e nesse congresso não poderia ser diferente”, pontua.

O professor Eurípedes Laurindo Lopes, presidente da comissão organizadora do XVIII Congresso da Abraves, afirma que a parceria com a ABCS neste evento é muito importante já que, por congregar um contingente especial da cadeia produtiva – os criadores de suínos –, a entidade incentiva este público a participar e se aprofundar nos temas que serão apresentados.

“Devido a programação proposta pela ABCS ser constituída de temas relevantes e atuais, abordando tendências e estratégias para a suinocultura brasileira e segurança alimentar, isto trará novos conhecimentos que com certeza influenciarão positivamente no desenvolvimento da cadeia suinícola”, completa.

As ações desenvolvidas na Abraves pela ABCS e AGS são gratuitas, com vagas limitadas e deverão ser feitas com antecedência por meio do contato: ags@ags.com.br ou (62) 3203-1666.
XVIII Congresso Abraves

Workshop Técnico “Tendências e estratégias para a suinocultura brasileira”

18 de outubro, às 14h
Sala Rio Araguaia, Centro de Convenções de Goiânia (GO).
Bem-Estar em Movimento com Marcio Atalla, educador físico, e Fabiana Benatti, nutricionista.

18 de outubro, às 18h30
Auditório Central Lago Azul, Centro de Convenções de Goiânia (GO).
Confira aqui a programação completa do evento.

Fonte: Imprensa ABCS | Adaptação – Imprensa AGS

0