MANUAL BOAS PRÁTICAS

RECEITAS

ABPA enaltece desburocratização com o Plano Agro +

São Paulo, 25 de Agosto de 2016 – O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, exaltou os avanços propostos pelo Plano Agro +, lançado hoje pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em Brasília (DF).

Turra destaca o fim da necessidade da reinspeção de produtos de origem animal, um processo que atrasava as exportações do setor, reduzindo a capacidade competitiva da cadeia produtiva de proteína animal.

“É de interesse das empresas estar plenamente adequadas às exigências do mercado internacional para manter suas exportações, algo que já é fiscalizado pela primeira inspeção federal, nas plantas frigoríficas. A reinspeção encarece o processo e tira nossa competitividade. A adoção deste novo modelo, há muito defendido pela ABPA e por outras entidades do setor frigorífico, é um grande avanço para o país”, destaca Turra.

Além do fim da reinspeção, o Plano Agro + contemplou outras demandas apresentadas pela ABPA, como é o caso da alteração da temperatura de congelamento de carne suína, de 18° para 12°, o que elimina custos sem causar qualquer impacto à qualidade dos produtos do setor. Outro avanço é o sistema de rótulos e produtos de origem animal, que deve tonar mais ágil o registro de rótulos de novos produtos.

“Além do isolamento comercial, a burocracia sempre foi um dos principais causadores do atraso brasileiro diante do mercado internacional. Ao ter como foco principal a desburocratização, o plano lançado hoje pelo Ministro Blairo caminha, em excelente hora, para a construção de um momento mais adequado à posição que o setor produtivo do país assumiu como grande fornecedor de alimentos para o mundo”, analisa o presidente da ABPA.
(ABPA) (Assessoria de Comunicação)

You may also like...

0 thoughts on “ABPA enaltece desburocratização com o Plano Agro +”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *